Create a Joomla website with Joomla Templates. These Joomla Themes are reviewed and tested for optimal performance. High Quality, Premium Joomla Templates for Your Site
UX – O que interessa?
Março 7, 2017
UX – Pode-se falar em especializações?
Maio 7, 2017

Amesterdão – Veneza a norte ou Sin City?

Partilhe com os seus amigos!

Tempo de Leitura: 3 minutos

Das cidades que já visitei posso considerar que Amesterdão é a minha preferida, tanto que já lá voltei por três vezes. As pessoas são simpáticas, acolhedoras e de um enorme à vontade. A cidade em si é uma cidade moderna mas com toda uma ligação ao passado muito presente na sua construção e arquitetura.

E é talvez a cidade onde o número de bicicletas poderá ser superior aos próprios habitantes. Chamo-lhe o “perigo silencioso”, às bicicletas, pois aparecem de todo o lado sem dar sinal. E existem de todo o tipo de com todas as configurações possíveis para bicicletas.

Introdução à parte, que posso eu recomendar fazer (ou não) em Amesterdão?

PC130346

 

Tour pelos Canais

Uma boa forma de conhecer Amesterdão é fazer um dos muitos Tours que existem pelos canais. Existem quatro canis considerados mais importantes, no centro da cidade: Prinsengracht, Herengracht, Keizersgracht e Singel. Dessa maneira, fica a conhecer a história dos mesmos e ainda pode apreciar de perto as casas-barco. Uma curiosidade das casas-barco é que elas remontam ao tempo da segunda guerra mundial, quando escasseou a matéria-prima para a construção. Hoje em dia já não é possível construir novas casas-barco, apenas se pode habitar ou remodelara aquelas que já existem, sendo que as licenças dessas são vitalícias, valendo muito dinheiro a quem pretenda vender. A casa-barco mais cara vendida até aos dias de hoje rondou cerca de um milhão e duzentos mil euros.

canal

casa_barco

IMG_20151213_121047

 

Albert Cuyp Market

O nome Albert Cuyp  é o mesmo da rua onde se situa o mercado,  uma homenagem a um pintor holandês do século 17. Aqui pode-se encontrar uma grande quantidade de turistas, mas não só. Este mercado não é apenas para visitantes. Muitos holandeses também o frequentam diariamente. Entre comidas, artigos típicos ou não e bicicletas, esta rua de quase um quilómetro faz perder um pouco a noção do tempo.

2015-12-12 16.40.41

 

Praça Dam e Palácio Real

O Palácio Real é um dos três palácios ainda em uso pela família real e situa-se na Praça Dam. Esta praça é a mais antiga de Amesterdão e é frequentemente habitada por vários  artistas de rua. Daqui consegue aceder-se a vários pontos de interesse da cidade.

P3210791

 

Red Light District

Esta é talvez a zona mais emblemáticas da cidade. É a área das ruas vermelhas, das montras vivas das mulheres, travestis, transexuais e por aí adiante (há para todos os gostos), do sexo e dos negócios relacionados que isso envolve. E é também um sitio muito visitado por turistas curiosos. Cuidado com as fotografias que supostamente não podem ser tiradas neste local. Há quem se dispa e fique a noite inteira de cuecas em frente a milhares de pessoas que por aí passam mas tirar fotos isso é que não.

P3200556

P3200561

 

Coffe Shops

Quase como um café normal com a excepção de não se puder fumar lá dentro o simples e normal tabaco. Uns charros e uns canhões sim, mas tabaco isso é que não. O Bulldog é o mais antigo de Amesterdão. Vale a pena conhecer pela história e símbolo. Fica ao critério de cada um o que aí fazem depois.

P3200520

 

Rijksmuseum e IAMESTERDAM

Quem vai a Amesterdão e não tem uma foto nesta zona é quase tão grave como ir a Roma e não ver o Papa. Está sempre repleto de turistas e conseguir uma fotografia sozinho nesta zona é uma missão impossível.

PC130491

 

Vondelpark

Para quem quer fugir à área mais cosmopolita da cidade, é um parque bem agradável e bem integrado no meio de Amesterdão. A primavera talvez seja a época do ano onde todo o parque demonstra todo o seu potencial quando nascem todas as flores e verduras e onde começa a ser agradável permanecer por longos períodos no exterior para aproveitar o sol e as temperaturas mais amenas.

PC130413

P3210582

P3210578

 

Kapsalon

Comida tipica holandesa de base turca, à base de batatas fritas, donner, alguns legumes e muitos molhos. A fast food holandesa no seu esplendor.

kapsalon

 

Nuno Silva
Nuno Silva
Sou de Vila Nova de Milfontes, estudei em Coimbra e atualmente estou em Lisboa. Sou licenciado em Comunicação e Design Multimédia com uns bons anos de experiência em webdesign e recentemente com formação em UX/UI. Tenho desenvolvido a minha actividade principalmente em Instituições de renome (Força Aérea Portuguesa e Nova School of Business and Economics e também em regime freelancer em DsignIt - Graphics and Web. Quando eu não estou a trabalhar podem-me encontrar em cima de uma canoa num rio, ou a viajar para qualquer lado.

Os comentários estão fechados.